quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 hábitos detox para começar bem 2013

Olá, garotas! Vou inaugurar mais uma seção no blog: SAÚDE! E é saúde naquele amplo conceito da OMS (Organização Mundial de Saúde): estado de completo bem-estar físico, mental e social. Começo com um post de diquinhas desintoxicantes (oh me oh my, a palavra detox tá tão na moda...) para começarmos 2013 revendo alguns hábitos velhos e iniciando novos.


Cliquem em "mais informações" para ver as 10 dicas.




1. Evitar excesso de refrigerantes, café e álcool. Mesmo que seja refri zero, evite. Os açúcares não são o único problema. Os refris contêm quantidades enormes de sódio e outros eletrólitos e produtos que não favorecem uma dieta saudável. Para quem fuma: se parar de fumar não está nos seus planos ou parece uma tarefa difícil, tente diminuir a quantidade de cigarros. Anote quanto você fuma por dia, por semana, por mês, e reduza dentro das suas possibilidades.

2. Hidrate-se mais! Não aguenta beber um montão de água? Aposte, então, em sucos naturais, chás (verde, hortelã, cidreira, erva-doce, capim santo...), frozens, smoothies... Para quem quer perder peso, às vezes um bom shake vale um lanche. A Net está cheia de receitas diferentes, crie a cultura do suco na sua vida.

Abacate + tangerina

3. Diminuir consumo de comidas industrializadas. Comer mais frutas e verduras.
    Sei que não é fácil. No corre-corre diário, queremos comidas práticas. Comidas industrializadas e fast food são opções rápidas, mas com um peso enorme sobre a saúde. Além disso, nosso paladar está habituado a um excesso de sal e açúcar, o que as frutas não têm a oferecer. Entretanto, vale a pena fazer um esforço de criatividade para encaixar mais frutas e verduras na sua vida. Pegue receitas de saladas gostosas, faça misturas de frutas com outros produtos (cereais, castanhas, iogurtes light...), invistam.

4. Diminuir consumo de produtos de origem animal.
   Sou suspeita para falar deste item, já que sou vegetariana, mas independente de você se preocupar ou não com os animais, diminuir esses produtos vai fazer superbem à sua vida. Não gosta de leite de soja? Sabia que dá para fazer "leite" de amendoim, avelã, amêndoas e outras castanhas? São deliciosos e simples de preparar. São cruelty-free e engordam muito menos.



5. Alimentos integrais - biscoitos, arroz, macarrão, pães, açúcar mascavo...
    Gente, arroz branco só serve para uma coisa: engordar. Opte por produtos integrais, que possuem muito mais nutrientes e ainda ajudam no funcionamento do seu intestino.

6. Menos horas no computador, na TV, no tablet, nos smartphones...
    Estou cansada de ver em restaurantes, cafés e outros lugares, casais de namorado que mal conversam um com outro, fica cada um no seu tablet ou no seu smartphone. Que é isso, companheiro? Internet é bacana, importantíssima, mas há uma vida além das telas com muito mais emoção.


7. Atividade física prazerosa
    Começou 2013, muita gente se matricula na academia. Isso vai durar quanto tempo? Duas, três semanas? Um mês? Não é querendo duvidar da sua força de vontade, mas você já pensou em mudar de plano e investir em uma atividade física que te dê mais prazer? Pesquise, há muita coisa legal por aí: yoga, dança de salão, pole dance, ballet, ciclismo, etc.



8. Regular seu sono
    Dormir bem é fundamental para ter disposição e bom humor durante o dia. Alguns hábitos prejudicam a qualidade do seu sono, analise se você tem alguns destes: refeições copiosas perto da hora de dormir, bebidas estimulantes (café, Coca-Cola, Red Bull, guaraná...) à noite, dormir por mais de uma hora à tarde, etc.     

9. Passeios ao ar livre
    O contato com a natureza faz bem a qualquer um. Infelizmente, nesta vida pós-moderna de concreto e eletrônicos, perdemos muito do vínculo que tínhamos com o meio-ambiente. Ficamos sufocados na nossa própria espécie, nas nossas próprias construções. Tire um tempo por semana para passear em locais com árvores, lago, praia, o que estiver ao seu alcance. O simples ato de olhar o céu à procura da Lua e das estrelas durante a noite ou apreciar as cores do pôr-do-sol pode fazer a diferença.



10. Meditar / higiene mental
      Um dos itens mais importantes. Não cultive emoções negativas (tristeza, remorso, culpa, raiva, inveja...). Crie ao seu redor uma atmosfera de paz e alegria. Clichê? É, é, mas vale a pena vigiar-se mais quanto a isso. E que tal inserir meditação na sua vida? Sente-se confortavelmente em um lugar tranquilo, relaxe, preste atenção à sua respiração e aos pensamentos que surgem na sua mente. Não tente controlá-los nem se apegue a eles. Deixe que passem sozinhos. Você deve ser um mero observador. Quando você estiver pronto, a meditação acontece.

Bom fim de tarde, garotas! Espero que aproveitem as dicas. Vou usá-las também.



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.