quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como montar um guarda-roupa coordenado

Oi, meninas! Muito se tem falado sobre o tal do guarda-roupa coordenado, que, em linhas gerais, é aquele em que as peças se articulam bem entre si e atendem as necessidades de vestir-se da sua dona. Tá, mas falemos mais sobre isso...


Quem nunca passou por esta situação: vestiu a blusa, a saia, mas não tem sapatos nem bolsa nem acessórios que combinem? E quem nunca pensou que está sem roupa para sair, mesmo com o guarda-roupa esbarrotado?

Muitas de nós caímos nesta armadilha: compramos o que achamos bonito, e não necessariamente o que poderá ser usado muitas vezes, o que dá certo com outras peças que você já tenha. Dessa forma, vamos atrás de comprar roupa nova sempre que precisamos sair para uma ocasião importante, consumimos mais e atulhamos mais ainda nossos espaços. Vamos, então, às dicas de como montar um guarda-roupa coordenado...




1. CORES NEUTRAS
    Ninguém está dizendo que você não possa comprar uma blusa estampada amarela, mas o que vai te salvar para montar o restante de um look são peças de cores neutras. Especifiquemos que cores costumam funcionar como neutras: preto, branco, cinza, caqui, marrom, bege, nude, azul marinho. Delas, vale a pena ter tudo: sapatos, calças, bolsas, saias, shorts.

Vejamos como funciona na prática...

Suéter amarelo não é uma peça básica, mas todo o resto do look está em cores neutras, em peças que todo mundo tem ou deveria ter: calça preta, sapatos pretos, camisa branca, bolsa/mochila marrom. O chapéu é um extra. ; )
Sem blusas brancas, a gente pira na hora de usar calça colorida. 

Uma calça floral é o tipo de peça condenada ao esquecimento se você não tiver peças neutras o suficiente para contrabalanceá-la.

Peças em cores neutras suavizam peças mais chamativas, deixam a produção mais clean e podem ajudar a estabelecer coesão entre as partes do look.


2. DIGA-ME ONDE ANDAS...
    Aqui começa uma tarefa de autoconhecimento "externo". Faça uma lista das situações sociais que você costuma frequentar e programe seu vestuário de acordo com elas.


    Por exemplo, uma mulher x vai, em média, cinco vezes por semana ao trabalho, duas à dança de salão, uma à praia, uma ao restaurante. Se o lugar aonde ela mais vai é o trabalho, seus investimentos em roupa devem priorizar esse tipo de situação. De que adianta ela comprar mil e uma roupas para sair à noite, se no day-by-day ela não vai ter o que vestir?

Você tem que se programar e ter roupas adequadas para os locais que frequenta, seja trabalho, parque, cinema, café, restaurante, boate... Fique ligada também nos seus grupos sociais, uns pedem produções mais hippies, outros mais formais. Não é que você deva castrar seu estilo pessoal em nome da sociedade, mas diferenças gritantes com um grupo às vezes soa até mal educado. Modere quando necessário... hehe

Atente também para o clima da sua cidade. Não adianta comprar vários suéteres se você mora em Fortaleza, como eu. ; )

3. QUE PEÇAS BÁSICAS FALTAM?
    Não existe uma lista só para as tais peças que não podem faltar no guarda-roupa de uma mulher. De que adianta comprar uma camisa jeans se você não gosta dela? Vou dar aqui sugestões de elementos que podem ser úteis, no entanto fica a critério de cada um descobrir se lhe convém ou não...

Camisas: branca, preta
Camisa branca você vai morrer de usar, em incontáveis contextos, em inusitadas combinações, portanto invista em uma que tenha o caimento perfeito em você.



Jeans: camisa, short, calça
Ao contrário do que a gente costuma fazer, os melhores investimentos devem ser nas peças básicas, pois devem ficar bem no seu corpo e durar bastante. Experimente vários modelos de calça jeans e descubra qual modelo (skinny ou mais larguinha?)e qual lavagem (desbotada? azul escuro?) cai melhor em você.

Camisa jeans é um coringa. Pode ser usada como blusa, jaqueta ou mesmo amarrada na cintura.
Scarpins pretos
Sapatos patognomônicos de mulher fatal.

O duo salto e calça pretos alonga em grande estilo.
Cardigã offwhite
Ótima opção de terceira peça, que ajuda mesmo nos dias quentes, quando você vai a um lugar com ar-condicionado mais frio.


Blazer preto
Veja se você vai usar mesmo. O meu mal sai do guarda-roupa. Dependendo do tipo de evento aonde você costuma ir, talvez seja melhor comprar uma jaqueta preta - para quem vai a mais lugares informais com pegada rocker do que formais com pegada de madame. ; )


Sandálias altas nude
Essas são fundamentais, você vai usar milhões de vezes, funcionam com quase tudo e têm a vantagem de alongar.


Flats fechadas confortáveis em cor neutra
Aqui vai de acordo com a preferência de cada um, podem ser sapatilhas, mocassins, oxfords, etc. O importante é pareça que você está pisando nuvens. Cairão como dádivas no dia em que você acordar cansada para ir ao trabalho.


Salto meia-pata neutro
Para os dias em que você precisar ficar bem mais alta e sem abrir mão do conforto.


Outros (para o post não ficar tão longo, vamos resumir...):
- Rasteiras marrons
- Rasteiras "de luxo" (com pedrarias, por exemplo)
- Clutches de festa nas cores: dourada, prata, preta
- Bolsa marrom informal
- Bolsa bege formal
- Bolsa preta formal
- Colares longos, colares curtos
- Brincos pequenos, brincos grandes
- Calça de alfaiataria (preta, marrom...)
- T-shirts bacanas
- Blusas de alcinha em cores neutras

Pronto, meninas! Com tudo isso, dá para coordenar bem com o que você tiver no seu guarda-roupa. Quem tiver mais sugestões, comenta. Abraço! ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.