sábado, 27 de julho de 2013

Le Lis Blanc e trabalho escravo

Olá, garotas! Infelizmente o tema deste post será um pouco sombrio, mas creio que vale a pena compartilhar esta notícia, para que fiquemos atentas a quais marcas devemos boicotar.


A fonte da notícia é do UOL, cliquem aqui para ver a matéria original.

Vou tentar resumir a história para vocês. 28 pessoas foram resgatadas, entre elas um adolescente de 16 anos, todos costureiros vítimas de tráfico humano. Eram oficinas que trabalhavam para a marca Le Lis Blanc. Isso, você paga uma nota por um roupa, e esse dinheiro não serve nem para pagar direito quem realmente trabalhou para fazer a peça.

Além do cenário de terror para trabalhar, os trabalhadores também eram submetidos a morar lá. As condições eram degradantes e a jornada laboral exaustiva. Muitos deles estavam presos a dívidas com os empregadores (uma das formas de escravidão contemporânea), e a maioria veio da Bolívia.

“É um absurdo essa diferença entre o que a gente ganha e o preço que eles cobram pela peça, a gente sabe, mas a gente não pode fazer nada. Se eu costurar a mesma peça e tirar a etiqueta, ninguém paga esse valor”, diz um dos costureiros resgatados.

Fica a reflexão...

P.S: Pouco depois que escrevi este post, soube que a BoBô (outra marca com preços salgados) também foi investigada e acusada de trabalho escravo...

3 comentários:

  1. a lista,na verdade, é enorme. A marca de roupas Zara tambem sofreu o mesmo tipo de acusação.No Livro "Gomorra",Roberto Saviano também fala um pouco sobre isso sobre as grifes de luxo na Italia.No caso,a mão de obra explorada é a chinesa...

    E as grifes que resolvem produzir na China para "baratear custos"?.Para mim,isso é uma forma velada de trabalho escravo,já que todos sabem das condições humilhantes de trabalho que grande parte da população chinesa tem que se submeter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, Elis! Você já viu aquele documentário "The Corporation"? Ele fala um pouco disso também.

      A mídia tradicional foca o tráfico humano só no aspecto de prostituição, quando a fatia maior do tráfico de pessoas se relaciona com grandes corporações... É uma pena... Ei, e grande abraço! Se você quiser escrever algum texto aqui para o blog, envia para meu email.

      Excluir
    2. Estou interessada em fazer uma seção sobre "consumo consciente".

      Excluir

Seu comentário está sujeito a aprovação.