quarta-feira, 4 de setembro de 2013

COMO IR a bailes de formatura como convidada - parte II (vestidos longos)

Oi, garotas!  Dado o grande número de visitas na postagem "COMO IR a bailes de formatura como convidada - parte I (vestidos curtos)", hoje crio vergonha na cara e dou continuidade ao tema. : )




Atualmente, a maioria das convidadas jovens (até quantos anos? aqui vale o quanto você está "em forma", e não a idade cronológica)  de bailes de formatura e casamentos têm optado por vestidos curtos, mas não é proibido usar longo.

Mas é qualquer longo? Não! O ideal é que você não "se confunda" com uma formanda. Portanto, evite longos muito chamativos, com brilho demais, etc.

Para quem quer morrer de dançar e  portanto ter maior liberdade de movimentos, o longo não é a melhor das opções. Já se você for passar a noite sentada ou desfilando sua beleza (hehe), vá no longo.

1. ESTAMPADOS
    Vestido longo estampado é uma ótima opção para convidadas. Como a maioria (uns 99%, né?) das formandas escolhe vestidos lisos, você não será confundida com uma delas.

Este vai para as mais moderninhas. Galaxy print, acessórios maravilhosos e antenados, coque chiquérrimo com trança.
Para quem quiser ficar bem elegante, estes vestidos da Patrícia Bonaldi são a escolha certa. Para quem quiser inspirar-se neles, comprem uma seda estampada (as sedas italianas costumam ter impressão digital e são lindas) e tule illusione. Os detalhes ficam por conta da bordadeira.
Tá, e este vai para quem estiver a fim de ficar mais perua, sabe? Só use com coragem, nos dias em que se sentir mais mulherão.
Esta belezura é da marca mineira Bárbara Bela
Mais um animal print para inspirar. Se você não gosta, escolha uma estampa mais discreta, que este modelo está lindo. 
Para quem busca algo mais recatado. Não se esqueça de abusar de tecidos leves e diáfanos.
Florais são femininos e eternos
Estampa de floresta combinada com preto, fantástica
De babar? É incrível a harmonia que há entre seda floral e renda. 
2) FOSCOS
   Ainda na linha de raciocínio de não "aparecer demais", outra alternativa são longos sem brilho, o que não quer dizer sem graça. Você pode usar texturas ricas sem que necessite de paetê, miçanga, strass e outros.
Em mint green, fica meio apagadinho; no entanto, se você apostar em uma cor mais escura, este vestido se destaca.
Este vestido é da Mares e é em renda guipir.
A combinação de salmão com renda vermelha fica um arraso.
Modelito para senhoras mais recatadas. Este é Martha Medeiros. Charme puro.

3) POUCO REBUSCAMENTO, MINIMALISMO
   Esta categoria é ampla, eu sei. Vale o bom senso. Vestido com cara de bolo de noiva nem pensar.

Assim como amarelo ouro, o azul klein está com tudo nesta estação. Apaixonei-me por este vestido da Arte Sacra.
Adorável!
Mais sério, ótimo para convidadas elegantes.
At last...
 Meninas, qualquer dúvida, deixem nos comentários. Espero ter ajudado. Abraço!

44 comentários:

  1. E os acessorios?Eu sempre fico na dúvida do que colocar no pé com um vestido desses...e as bolsas?sempre clutch?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Faltaram os acessórios, né? Sandália alta nude resolve mais de 50% dos casos. Tenho um post com bolsas de festa, não sei se você já viu: http://futilidadeintima.blogspot.com.br/2013/01/12-tipos-de-clutches-de-festa-para.html

      Excluir
  2. Luna... Sou baixa e magra, e estou em dúvida em usar um vestido que já possuo para ir à um baile de formatura de uma amiga... O mesmo é longo, na cor roxa, com alguns apliques de flores abaixo do seio e de alças trançadas... Acha que combinaria para esta ocasião?
    Desde já, agradeço sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielle! O seu vestido parece bom para a ocasião. Coloca uns brincos bonitos, talvez com um coque, se você gostar, que fica ótimo. Abraço!

      Excluir
  3. Oi...Tenho um preto de renda (o modelo lembra o q vc postou animal print, mas inteiro de renda como o azul klein) decote nas costas. Posso usar na formatura de agronomia do meu cunhado? Não fica muito formal? Obrigada, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O convite diz alguma coisa quanto à vestimenta? A festa será à noite e em buffet? Se for um baile de formatura convencional, não fica muito formal o teu vestido. De qualquer forma, se você estiver sentindo-se muito arrumada com ele, aposta em um penteado mais bagunçado. Abraço!

      Excluir
  4. Oi , tenho 16 anos , vou na formatura da minha prima , vai ser a noite , com buffet e tal .Como eu queria economizar , comprei uma saia de côs alta listrada de preto e branco , e uma blusinha simples de alcinha preta . Mas to achando meio simples demais , desproporcional para a ocasião . Estou certa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Você não tem uma saia longa preta cintura alta? Fica mais elegante e daria para usar com uma blusa de alcinhas nude, rosé, etc. Outra alternativa é usar essa blusa preta que você já comprou com uma saia mais trabalhada, de paetês ou com outros bordados - são fáceis de encontrar, tem na C&A, Riachuello, Renner, etc. E aí usar com scarpins pretos, maquiagem e penteados bem feitos, apostando em acessórios bonitos.

      Excluir
  5. OLÁ TUDO BEM, FUI CONVIDADA PARA IR NO BAILE DE FORMATURA DA MINHA MELHOR AMIGA QUE SERÁ A NOITE COM BUFFET. SÓ QUE É OBRIGATÓRIO IR DE VESTIDO LONGO, E EU TENHO 1:54 DE ALTURA E PESO 45, EU NÃO SEI QUAL VESTIDO EU TENHO QUE ALUGAR E TENHO MEDO DE ERRAR NA COR E NOS DETALHES E TAMBÉM NO SAPATO JÁ QUE É NÃO SOU MUITO BOA COM SALTOS MUITO ALTO KK SERÁ QUE EU PODERIA ESTAR USANDO UM SALTO GROSSO DESSES QUE ESTÃO NA MODA, ESPERO QUE VOCÊ POSSA ME AJUDAR, DEIS DE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aposte em um vestido em uma só cor, que vai ajudar a te alongar. Escolha uma cor que combine com você, experimente vários modelos e veja aquele que ficou mais bonito em ti. Vá com uma amiga sincera e peça para ela te ajudar na avaliação do que ficar mais bonito. Salto grosso normalmente não é muito sofisticado, mas se você encontrar um modelo mais elegante, dá para usar... mas se você só estiver com medo de desequilibrar, há aqueles modelos com salto meia-pata (como se fosse uma plataforma, porém só na frente), que ajudam muito no conforto e no equilíbrio. Beijos, espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Ajudou e muito que DEUS te abençoe muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu fui convidada para ir na formatura da minha cunhada. Vai ser num espaço chique, e estou com medo de errar na escolha. Eu não tenho ideia nenhuma de vestido, maquiagem, sapato ou cabelo. Sou morena, alta, magra, nao tao magra e quadril largo mas proporcional a parte de cima, ela disse que não é obrigatorio ir de vestido longo, mas eu nao sei nem consigo usar salto entao acho que nao da pra usar um vestido curto. Me ajuda com algumas dicas, por favooor rs. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sua cunhada tem razão, hoje para convidadas de formatura é possível usar vestido curto ou longo. Você não consegue usar salto algum? Porque há vários modelos e tamanhos diferentes de salto, algum pode deixar-te mais confortável. Tem modelo de sapato com plataforma na frente ou você pode optar por um salto bem baixinho, ainda mais que você já é alta... Na seção "formatura" daqui do blog (você encontra no menu do lado direito), você encontra outras postagens sobre "como ir a bailes de formatura como convidada", numa delas há inspirações e dicas para escolher um vestido curto. Mas se você quiser realmente um longo, opte por algo bonito e chique, mas não muito chamativo, porque os realmente chamativos são destinados às formandas. Tente valorizar alguma parte do seu corpo de que você goste muito. Por exemplo, se forem as costas, um vestido longo com decote nas costas fica bem bonito. Não sei se fui esclarecedora, qualquer coisa é só perguntar. Abraço.

      Excluir
  8. Eu vi um vestido cor creme curto, bem acinturado e bem cheio da cintura pra baixo, acho que é renda na parte de cima, ele é bonito , mas acho que simples pra ocasiao, o salto pequeno com vestido curto nao fica brega? Acha que ta mt simples? é uma formatura de dereito. To morrendo de medo de exagerar ou ir apagada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema combinar vestido curto com salto pequeno, desde que sejam sandálias bem bonitas. Não sei como é esse teu vestido, mas se você já está achando simples pra ocasião, não seria melhor procurar outro que te deixasse mais segura? Outra forma de valorizar esse vestido creme é caprichar nos acessórios e no restante da produção. Um belo colar pode ajudar bastante a enriquecer o look.

      Excluir
  9. Muitooo, obrigada! :) E parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. oi, Luna!

    Os vestidos longos da marca Antix são uma boa opção para ir como convidada a uma festa de formatura?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Este tb daria certo: Este tb daria certo: http://amoantix.com/lookbook/nggallery/page/2# (referência 9052)

    ResponderExcluir
  12. Olá! Olhei o lookbook da última coleção deles pra conferir, vi que alguns sim, outros não (se a festa for tradicional, formal). Dos que vi, este parece o mais arrumadinho e adequado: http://amoantix.com/lookbook/nggallery/page/1# (referência 9096). Os outros têm uma pegada mais hippie que de baile, você não acha? Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ola Luna, adorei seu blog, tenhoa algumas duvidas.... vou ao jantar e baile de formatura do meu marido, tenho 25 anos, ja temos um filho de 3 anos, sou magra e tamanho medio, no BAILE, entrarei com meu marido na apresentacao porem no jantar nao.. pensei e ir de longo os dois dias p q vc acha? qto ao BAILE vc acha q posso ir com algo mais chamativo? ou melhor ser discreta? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Dá para ir de longo nos dois dias, mas fica meio repetido demais, concorda? Você pode apostar em um vestido curto bem arrumado para o jantar e deixar o longo para o baile. No baile, como você acompanhará seu marido, dá para usar um vestido longo mais bem trabalhado, mas não usa algo que seja tãaao chamativo... opta por algo no meio do caminho, sabe? Importante que seja elegante e chique. Abraço!

      Excluir
  14. Luna, Minha mãe pode ir ao meu baile de formatura com um preto longo (discreto, apenas um bordado pequeno em tom preto) pulseira strás(discreta, já que tem duas fileiras) e um brinco trabalhado na cor verde? Há, a sandália é melhor que seja prata ou preta? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As mães de formandas não precisam ser tão discretas quanto as outras convidadas. Em vez de brincos mais chamativos, que tal apostar em um colar mais chamativo, já que ela vai de preto? Já tem muito preto no look dela, é melhor ela usar sapatos de outra cor que não preto, como prata ou chumbo. Se ela preferir os brincos verdes, é importante que eles sejam maiorezinhos e que combinem com a pulseira de alguma forma.

      Excluir
  15. Luna minha sobrinha e afilhada vai se formar na faculdade neste final de semana 29 de março gostaria de ir ao baile de vestido longo não irei usar nada mto chamativo vestido tomara que caia preto e prata algumas pessoas me dizem q não se usa longo (convidadas) oq vc acha? me responda por favor obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A maioria das convidadas têm ido de curto, mas pode ir de longo também, desde que não seja algo muito chamativo. Como o vestido que você vai usar é discreto, não tem problema. Só tente suavizar o restante da produção para contrabalancear com o pesado do preto, certo? Faça um penteado jovial e use acessórios mais alegres. ;)

      Excluir
  16. Luna convidada para baile de formatura de vestido longo discreto tomara q caia preto com prata e acessorios bonitos fica bem? estou numa duvida cruel se vou de longo ou curto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem gosta de dançar nessas ocasiões, o vestido curto dá mais liberdade aos movimentos. Mas se você for só caminhar pelo salão, ficar sentada na mesa e quer algo que soe mais elegante, vá de longo.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heluar! Desculpe-me a demora. ;) Não existe restrição quanto a usar longo ou curto, mas como seu marido é formando, ficará mais chique se você for de longo. Como você é loira, azul não é uma cor que irá destacar muito você. Se ainda der tempo, minha sugestão é que você opte por um vestido vinho. Beijos.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preto também ajudaria a destacar mais a cor dos seus cabelos, pode ser uma boa escolha. Há uns posts aqui no blog com penteados, dá uma olhada no menu à direita, na seção cabelos, talvez possa ajudar na inspiração. :) Quanto à make, muita gente faz o típico "olhão preto", mas você pode optar por algo diferente, entra na seção "maquiagem", lá tb há algumas dicas. Veja esta foto de vestido de festa em loira: http://imagem.juliapetit.com.br/wp-content/uploads/2014/02/beyonce.jpg

      Excluir
  19. Sou convidada para momento solene da formatura de Medicina de uma amiga e não sei o que usar! Sou morena claro. Tenho 2 vestidos longos. um vinho sem decote e sem bordados em tecido mais firme que vai até o tornozelo e outro num tom pastel, cobrem os tornozelos e com alça tipo mula manca bordado com vidrilhos. O evento vai ser num clube fino da cidade usado para bailes. Eu não sei se depois da solenidade vai ter algo mais. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vinho acredito que ficará mais bonito em você, pela cor da sua pele. ;)

      Excluir
  20. Vou em uma formatura no final do ano e comprei um vestido longo off White, mas agora estou com medo de parecer noiva. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do modelo do vestido... se for estilo bolo, realmente parecerá uma noiva, se não, dá pra passar... Parece noiva quando é missa de formatura... :)

      Excluir
  21. Oi Luna, Tenho a formatura do meu irmão em Outubro, estou olhando vários vestidos aqui em BH e estou completamente perdida, ou os vestidos são longos e brilhantes ou curto simples!! As lojas que tem alguns modelos de curto mais elegante está com a media de preço de 3.000,00...
    É falta de educação usa o longo brilhante?? Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é de BH, você está na meca da Moda! Que sorte! :) Quando fui aí, vi vários curtos lindos com pedrarias, realmente têm preços muito salgados... :/ Será que não existe um lugar que você possa alugá-los por um preço melhor?

      Excluir
  22. Oi Luna! Adorei o Blog, e tenho uma dúvida que está me corroendo as entranhas. Fim do ano tenho a formatura do meu namorado pra ir, e ainda não decidi o modelo do vestido. Pela tradição, normalmente o formando dança a valsa de formatura primeiro com o pai ou mãe e depois com um outro convidado, que nesse caso provavelmente serei eu, certo? Pois estou em dúvida entre usar um vestido longo ou curto, para uma garota gordinha de 1,70m que tem quadris e busto largos e a cintura mais fina, o que seria mais adequado? Obrigada pela atenção ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! A festa já passou ou ainda dá tempo opinar? Creio que um longo ficará mais bonito, opte por um tecido grosso que dê maior "sustentabilidade" ao teu corpo, que possa "modelá-lo". Se gostar de decotes, a hora é esta. ;)

      Excluir
  23. Oi Luna,

    Vou a formatura de uma colega de trabalho e sempre fico em dúvida quanto a longo ou curto. O lugar não é muito chique, mas tenho uma saia preta longa com fenda lateral e uma blusa bege de renda.

    Acha que fica muito com cara de velha ou de muito da família??
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa blusa bege de renda é de alcinha? Porque se for, já tem um tom mais jovial. Como a saia tem fenda, também já ajuda a tirar a seriedade do look. ;)

      Excluir

Seu comentário está sujeito a aprovação.