1. Obra completa do Freud pela Companhia das Letras
Não sou fã obsessiva do Freud (como muitos o são), mas é inegável a contribuição e a influência que suas obras exercem até hoje sobre a cultura e a mentalidade coletivas, o que o torna uma leitura obrigatória - e não deixam de ser livros interessantes...
Esta coleção da Companhia das Letras veio linda, não? |
P.S.: Já tenho o volume Totem e Tabu.
2. Livros do Philip K. Dick
Ficção científica é um universo quase à parte da literatura, exceto por "Admirável mundo novo" (Aldous Huxley) e "1984" (George Orwell), que são incorporados à literatura de uma forma mais geral. Depois de Douglas Adams e Asimov, outro autor obrigatório é o Philip K. Dick, que inspirou inúmeros filmes de Hollywood, entre os quais Minority Report, Vingador do Futuro, etc.
Dos livros do P.K.D., gostaria especialmente de ter "Realidades adaptadas" (seus principais contos), "A máquina de governar", "O homem mais importante do mundo", "O tempo dos simulacros", "Blade Runner" e "Valis"- só?!
3. Livros do Henry Miller
Um dos escritores norte-americanos mais importantes, foi amante da escritora Anais Nin (lembram o romance/livro Delta de Vênus?), bem conceituado até pelo crítico literário cri-cri Otto Maria Carpeaux, conhecido por temática bastante erótica em seus escritos.
A trilogia Nexus, Plexus e Sexus está há anos na minha lista de desejos. Sempre só vejo Nexus na livraria Cultura. |
Autor do importante livro de Sociologia "Simulacros e simulação". Tenho gostado muito de leituras sociológicas, e Baudrillard é fundamental...
5. Vigiar e punir, Michel Foucault
Nestes tempos em que discute tanto a redução da maioridade penal no Brasil, livro mais que obrigatório para uma visão mais ampla de sistemas penitenciários, etc.
6. Esperando Godot, Samuel Beckett
Importante obra teatral, classificada por alguns como "teatro do absurdo". Daqueles livros que tenho vergonha de ainda não ter lido.
Esta edição da Cosacnaify é a mais bonita! |
Nem só de literatura estrangeira vivemos... Passada a fase de livros paradidáticos obrigatórios do colégio, muita gente deixa de ler os nacionais - confesso que também quase nunca os priorizo...
Olhai os lírios do campo, Érico Veríssimo |
O alienista, Machado de Assis. Para ler urgentemente. |
Vidas Secas, Graciliano Ramos. |
Faulkner é um desses escritores indispensáveis de qualquer lista para ler que se preze. Esse livro pareceu-me bem criativo, não gosto de ler resenhas, então não me aprofundei no que se trata. Só sei que quero ler!
9. O talentoso Ripley, Patricia Highsmith
Quem aí já viu o filme? Ripley é um anti-heroi, não vou vou comentar muito, não gosto de dar spoilers, certo? Esse livro é um clássico da literatura policial, quero ler!
10. Misto quente, Bukowski.
Ainda não li um livro sequer do Bukowski e me parece que esse é um dos mais comentados. Estou numa fase de ler tudo que tenho vergonha de ainda não ter lido. : )
É isso, meninas! Sei que fugi um pouco do tema do blog, mas talvez isso venha a abrir uma nova seção, "entretenimento", em que eu possa falar de filmes também, entre otras cosas más...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário está sujeito a aprovação.